Monetizando com a MoPub: por onde começar

Bem-vindo à MoPub! Use este guia para navegar pelo processo de integração. Aqui, fornecemos os recursos para aprender sobre monetização, gerenciar de maneira flexível, permitindo que você comece a monetizar os seus aplicativos imediatamente.

Novo em monetização?

Se você for novo em monetização, aprenda mais sobre o assunto acessando o nosso Centro de Educação em nosso website (https://www.mopub.com/edu-center/), no qual explicamos os maiores conceitos da indústria e mostramos case studies de publishers que já utilizam a MoPub.

Monetizando com a MoPub: o processo

A MoPub torna a integração fácil. Siga as seguintes etapas para começar a monetizar rapidamente.

Roteiro para monetização
1. Crie uma conta na MoPub em app.mopub.com.
2. Adicione seu aplicativo e unidade de anúncio (ad unit) na aba Aplicativo da plataforma da MoPub.
3. Solicite aprovação do Marketplace na aba Marketplace da plataforma da MoPub.
4. Integre o SDK da MoPub ao seu código.
5. Configure o Marketplace na aba Configurações do Marketplace na plataforma da MoPub.
6. Teste sua integração: iOS, Android, Unity
7. Você está monetizando! Agora, confira os resultados através de Relatórios na plataforma da MoPub.

Vamos começar!

Etapa 1. Crie uma conta MoPub

Crie uma conta MoPub gratuita em app.mopub.com.

Você concluiu a Etapa 1 de 7 e está no caminho certo.

Etapa 2. Crie seu aplicativo MoPub e unidade de anúncio

Uma Unidade de anúncio (ou ad unit) também é conhecida como um posicionamento (placement); é o local e horário em seu aplicativo em que o anúncio é exibido. Cada aplicativo deve ter pelo menos uma unidade de anúncio. Entretanto, quanto mais unidades de anúncios você criar, mais variada será a experiência dos seus usuários e melhores as chances de obter uma maior fill rate.

  1. Abra a MoPub e adicione um aplicativo ou busque um aplicativo existente:

  2. Crie sua unidade de anúncio e salve.
  3. Você receberá instruções de integração de código na plataforma e por e-mail; elas incluirão um ID de unidade de anúncio. Anote seu ID de unidade de anúncio; você precisará dele quando integrar nosso SDK ao seu código.

Excelente: você concluiu a etapa 2 de 7… A menos que deseje criar mais unidades de anúncios.

Opcional: criar múltiplas unidades de anúncio

Repita para cada nova unidade de anúncio, voltando para a aba Aplicativos.

Recomendamos a criação de múltiplas unidades de anúncio para promover a diversidade de seus anúncios. Usar diferentes formatos possibilita mostrar anúncios diferentes, por exemplo, unidades de anúncio de banner só aceitam criativos de banner, já unidades de anúncios intersticiais podem exibir criativos de vídeo (que tendem a resultar em CPMs mais altos), e anúncios nativos proporcionam uma experiência de aplicativo menos disruptiva.

Com diversidade de anúncios em seu aplicativo, você definitivamente concluiu a Etapa 2 de 7.

Etapa 3. Inscreva-se para aprovação do Marketplace

O Marketplace é o mercado de real time bidding (RTB) da MoPub. Na aba Marketplace, preencha suas informações de pagamento, incluindo endereço, detalhes de pagamento e informações de impostos.

A aprovação do Marketplace leva de 7 a 10 dias úteis. Para evitar atrasos desnecessários, certifique-se de que todas as suas informações estejam corretas, incluindo se seu aplicativo tem uma URL da App Store (iOS) ou Google Play (Android) válida nas configurações do aplicativo e está de acordo com nossas políticas de distribuição.

Uma parte do processo de aprovação é uma revisão de sua política de privacidade. Todos os publishers que usam serviços MoPub devem apresentar e cumprir expressamente uma política de privacidade com valor legal.

  • Seu aplicativo deve ser publicado no Google Play, no iTunes ou na loja do Kindle para ser aprovado.

  • Recomendamos que você exiba sua política de privacidade na loja de aplicativos. Uma alternativa é enviar por e-mail à MoPub um link ou PDF de sua política de privacidade. Se o website da sua empresa for facilmente acessível por meio da loja de aplicativos e sua política de privacidade for facilmente acessível por meio de seu website, isso também será uma alternativa aceitável.

  • Se você tiver quaisquer perguntas, entre em contato com policy@mopub.com, mencionando seu endereço de e-mail da conta da MoPub.

  • Se houver algum problema com sua política de privacidade, o policy team da MoPub entrará em contato com você usando o endereço de e-mail que você forneceu nas configurações de conta MoPub, portanto, fique de olho na sua caixa de entrada.

Bom trabalho: você concluiu a Etapa 3 de 7.

Etapa 4. Integre o SDK da MoPub ao seu código

Você executou as Etapas de 1 a 3 na plataforma da MoPub. Para esta etapa, você sai da nossa plataforma e acessa seu código, no qual você integra nossos SDKs da MoPub ao seu aplicativo. Consulte nosso sample app e os materiais de integração na nossa documentação para ter certeza:

Excelente: você concluiu a Etapa 4 de 7.

Etapa 5. Configure a MoPub Marketplace

Use o nosso Marketplace, a ad exchange da MoPub, para maximizar sua receita de seus aplicativos. Ele reúne todas as suas fontes de demanda: venda direta, ad networks e demand side platforms (DSPs) em um unified auction, no qual cada impressão de anúncio é vendida para o maior lance.

Há três formas de monetizar:

  • Nossa exchange (RTB), a MoPub Marketplace, cuja função é competir com as ad networks.

  • Mediação de ad networks gratuita e flexível.

  • Usando nosso servidor de anúncios para vendas diretas ou cross promotion.

Você se lembra de quando você solicitou aprovação do Marketplace na Etapa 3? Você precisará dessa aprovação para essa etapa. Se você for aprovado, a MoPub não vai notificá-lo por e-mail. Verifique seu status na aba Marketplace da plataforma da MoPub ou enviando um e-mail para [policy@mopub.com](mailto:policy@mopub.com].

O Marketplace é automaticamente ativado para todas as unidades de anúncios. Acesse a aba Marketplace na plataforma da MoPub e configure os price floors. Para o melhor desempenho, recomendamos manter seus price floors o mais baixo possível, especialmente em suas primeiras semanas, enquanto o mercado se adapta ao seu novo inventário.

Uma vez aprovado, é possível gerenciar price floors e configurações do Marketplace a partir da aba Marketplace.

Bom progresso: você concluiu a Etapa 5 de 7. Entretanto, é possível otimizar sua monetização com estas opções extras…

Opcional: configurar mediação

Você obterá os melhores CPMs e taxas de ocupação se o Marketplace estiver competindo com outras ad networks. Configure a mediação em três etapas:

  1. Selecione duas ou três redes com as quais deseja trabalhar.

    • Consulte a lista de nossos parceiros de supported ad networks com versões/adaptadores de SDK compatíveis e formatos de anúncios.

    • Você pode mediar ad networks que não são supported, mas deverá trabalhar com elas diretamente para desenvolver adaptadores usando estas instruções. A MoPub não fornece suporte técnico para tags JavaScript. Se for usá-las, use-as moderadamente e com cuidado.

  2. Crie contas de usuário diretamente com cada ad network que estiver adicionando.

  3. Configure a mediação na aba Networks e clique em Add New Network. Escolha uma supported ad network ou, para trabalhar com uma rede sem suporte, escolha custom SDK network ou JavaScript network.

    • Ao escolher uma supported network, insira suas configurações de rede, preferências de CPM padrão e identificadores específicos da rede. Clique em Salvar.

    • Ao escolher uma rede de custom SDK, insira o nome do adaptador na seção mediation adapter Class. A seção de dados de classe de evento personalizada é reservada para informações de rede adicionais, como ID de rede, e aceita somente o formato JSON. Clique em Salvar.

    • Se você estiver trabalhando com uma JavaScript network, cole a tag HTML. Clique em Salvar.

  4. Integre os SDKs das ad networks selecionadas para seu aplicativo. Se essa etapa não estiver completa, apenas os anúncios da MoPub Marketplace serão exibidos, mas as ad networks que você incluiu em sua waterfall na plataforma da MoPub serão ignoradas.

  5. Integre adaptadores de redes de anúncios ao seu código.

  6. Na plataforma, segmente cada network conforme a unidade de anúncio. Na aba Networks, selecione a rede e siga os passos para configurar o relatório e ativar o CPM automático. Insira o network ID fornecido pela network e clique em Salvar.

    O auto-CPM automatiza a tarefa de atualizar os CPMs de cada network na waterfall. Ativá-lo ajuda a maximizar a receita, já que os CPMs serão mais reais. É a forma mais rápida de começar.

  7. Na aba Segments, use o segmento Global para segmentar conforme as unidades de anúncio desejadas. É possível criar segmentos de países adicionais clicando em Criar segmento (isso é opcional e não recomendamos). Teste sua integração de anúncios para garantir que os ads estejam sendo exibidos e que as impressões ou click trackers da MoPub ou da network estejam disparando corretamente.

Fantástico: você concluiu a Etapa 5 de 7 com uma implementação completa.

Opcional: configure a venda direta ou campanhas promocionais

As campanhas de Venda direta são campanhas internas que podem ser exibidas em seu próprio aplicativo. Use-as para executar campanhas a partir de seus anunciantes diretos.con

Para configurar uma campanha direta/interna:

  1. Acesse a aba Orders e clique em Create Order. Preencha todos os campos obrigatórios. Eles estão marcados com um asterisco (*).

  2. Clique na seção New Line Item. Preencha todas as informações necessárias em cada uma das três seções:

**Reta final: você concluiu a Etapa 5 de 7 e está pronto para testar.

Etapa 6. Teste sua integração

Esta etapa é muito importante para certificar-se de que a sua integração foi bem-sucedida. Aqui, você testa a integração do seu anúncio para garantir que os anúncios estejam sendo exibidos e que a impressão ou click trackers estejam disparando corretamente. Facilitamos o teste proporcionando um sample app e unidades de anúncios.

A MoPub fornece IDs de test ad units que podem ser usados para testes que têm garantia de fill. Também é possível testar criando uma campanha de backfill para usar para seus IDs de produção. Por fim, a MoPub fornece sample apps que você pode consultar para ver exemplos de uma integração simples ao testar seu código. Então, é possível resolver quaisquer problemas usando os logs do dispositivo. Examinar os device logs enquanto você testa também é uma ótima oportunidade de se familiarizar com os tipos de respostas que você receberá da MoPub e ad networks em casos quando não há um anúncio para ser exibido.

Sucesso: você concluiu a Etapa 6 de 7.

Etapa 7. Você já está monetizando! Agora, confira os resultados.

Parabéns, você está monetizando. Você já pode descansar, mas imaginamos que você deseja ver como está indo a performance de seus ads. Por isso, vamos conferir seus relatórios.

  • Oferecemos três formas diferentes de acompanhar sua monetização. Leia sobre todas elas aqui.

  • Ou confira agora mesmo, executando um relatório personalizado na guia Reports.

Para obter informações mais detalhadas, leia toda a documentação neste site ou entre em contato com support@mopub.com ou com a equipe da conta. Por fim, certifique-se de estar seguindo as melhores práticas aqui.

Você concluiu todos os passos da integração. Bem-vindo à família da MoPub!

Perguntas frequentes

Siga as instruções para Android.

Verifique a waterfall da sua unidade de anúncio (ou configuração) na plataforma para garantir que tenha pelo menos uma demand source ativada. Se tiver, revise os logs do dispositivo para fazer um troubleshoot. Use nossa documentação de device logs para obter ajuda sobre como configurar e sobre soluções para mensagens de log comuns.

Para receber anúncios do Marketplace, você deve primeiro solicitar aprovação.

Os segmentos são um recurso opcional. Eles são partes do seu inventário de networks (aplicativos ou unidades de anúncios específicos) que você pode segmentar para países e redes específicos. Na guia Segments da plataforma da MoPub, é possível criar diferentes segmentos com base em localizações. Também é possível atualizar os eCPMs de suas networks e configurar frequency caps. Observe que essas configurações afetarão somente as linhas de rede de Prioridade 12 em sua waterfall.

Se seus ad requests forem muitos, mas suas impressões forem zero, verifique o seguinte:

  • Certifique-se de que sua conta esteja aprovada no Marketplace. Inicie o processo incluindo suas informações de pagamento na aba Marketplace.

  • Certifique-se de ter incluído redes na aba Networks e de ter integrado adequadamente os SDKs e adaptadores certificados mais recentes das networks em seu aplicativo.

  • Teste sua integração criando um Guaranteed line item na aba Orders, incluindo um criativo que corresponda ao tamanho da unidade de anúncio do line item a ser servido. Se seu Guaranteed line item ainda não for servido, compare seu código com o código em nossos sample apps para assegurar que sua integração esteja correta.

  • Se você tiver incluído redes em sua aba Networks, revise nossas instruções de integração + os SDKs das networks + os adaptadores certificados mais recentes.

  • Teste sua integração seguindo as instruções de teste para Android ou iOS.

  • Revise seus log devices para resolver problemas.

Os pagamentos do Marketplace são Net 60. Observe que a MoPub paga somente sobre ganhos do Marketplace. Para obter mais informações, visite nosso artigo de ajuda Recebendo pagamento. Se você tiver questões específicas sobre pagamentos, é possível entrar em contato com mopubpaymentsupport@twitter.com

Para receber anúncios do Marketplace, você deve ser aprovado pela MoPub. Comece incluindo suas informações de pagamento na aba Marketplace. Nosso policy team revisará sua conta e somente se você estiver em conformidade com nossas Políticas de parceiro de distribuição (https://www.mopub.com/legal/supply-side-policy/) ela será aprovada.

Siga este checklist básico para obter aprovação do Marketplace:

  • Nome do pacote Android válido ou URL do iTunes App Store vinculado ao seu aplicativo MoPub na interface do usuário MoPub. Configure na aba Apps.

  • Link para sua Política de Privacidade em sua loja de aplicativos, página do Google Play ou website.

  • A política pode exigir que você forneça screenshots do aplicativo em sua página de Administrador da loja para provar que você é o proprietário da conta.

  • Verifique a caixa de entrada do endereço de e-mail que forneceu para nós na plataforma da MoPub para que não perca nenhuma pergunta referente a1à política.

  • Somente contas com aplicativos publicados são qualificadas para aprovação do Marketplace.

O Marketplace da MoPub é a nossa Exchange, que fornece uma fonte de renda adicional por meio RTB, com transparência e controle. O Marketplace só ganha quando pode derrotar a rede de anúncios de maior desempenho que tenha um anúncio disponível. O Marketplace aumenta a competição para suas impressões, sem precisar integrar SDKs adicionais.

Aqui estão algumas das melhores práticas para manter em mente ao otimizar o Marketplace:

  • Mantenha baixos price floors, pois configurá-los muito altos desencoraja as DSPs que trabalham conosco de fazer lances em seu inventário, e pode resultar em receita perdida. Nossas demand side platforms competem entre si e por isso aumentam o CPM.

  • Não configure seu price floor acima dos CPMs das networks, pois isso pode resultar em uma ad network de baixo desempenho ganhando uma impressão quando o Marketplace pode estar querendo pagar mais.

  • Configure os CPMs das networks corretamente ao ativar o Marketplace. Isso é crucial porque são os CPMs que o Marketplace precisa ultrapassar. Boa notícia: o auto-CPM faz isso pravocê, se você ativá-lo.

  • Adicione redes em sua waterfall. O Marketplace é desenvolvido para maximizar seus CPMs por meio de concorrência. Entretanto, lembre-se de que o Marketplace não é um parceiro de 100% fill. Para aumentar a fill rate, sugerimos incluir redes em sua waterfall por meio da aba Networks.

  • Selecione o tipo de implementação de Network SDK ao configurar suas redes.

  • Ao integrar redes:

    • Verifique os guias de integração em nossa documentação.

    • Teste sua integração. Há uma seção de teste para cada rede em nossa documentação.

    • Certifique-se de estar na versão do adaptador mais recente. Encontre-a aqui:

Manter seus valores mínimos do Marketplace tão baixos quanto sua rede de menor CPM garante que o Marketplace concorra com todas as suas redes. E isso garante que a demand source que ganha a impressão seja a que paga mais. O Marketplace só ganha a impressão se puder ultrapassar o eCPM da sua rede mais alta.

O auto-CPM é um recurso que mantém os eCPMs da sua rede atualizados com valores reais, de modo que você não precisa se preocupar em atualizá-los manualmente na plataforma da MoPub. Com o auto-CPM, os eCPMs são atualizados todo dia às 19h (UTC) com base na média de eCPMs dos últimos sete dias.

Com o auto-CPM, sua waterfall é sempre otimizada porque a network com o CPM mais alto recebe a primeira chamada e suas outras redes recebem chamadas de acordo com o seu eCPM real.

Uma supported network proporciona acesso a recursos, como auto-CPM e relatórios avançados. Qualquer troubleshoote o suporte técnico também são mais eficientes.

O processo de implementação dessas networks é muito mais simples, graças a nossos adaptadores certificados.

Sendo uma plataforma de monetização full stack, a MoPub permite monetizar seu inventário por meio do nosso Marketplace (Exchange)), por meio da Mediação de rede (gerenciada na guia Networks) e por meio de direct deals (gerenciados na aba Pedidos).

  • A aba Marketplace corresponde ao mercado da MoPub RTB. Por meio da MoPub Marketplace, 180 DSPs têm acesso para fazer lances em suas unidades de anúncios, aumentando significativamente a demanda sobre seu inventário.

  • A aba Networks abrange somente sua demanda de rede.

  • A aba Orders é onde você cria line items, não só para redes, mas também para o Marketplace e para direct deals. A principal diferença é que os line items permitem trabalhar com qualquer tipo de demanda e é possível posicioná-la em qualquer prioridade de sua escolha.

As configurações nas abas Marketplace e Networks só afetarão a Prioridade 12 em sua waterfall. Entretanto, ao configurar novas redes, mesmo se desejar configurá-las em uma prioridade que não seja a Prioridade 12, você deverá incluí-las na guia Networks primeiro. Se você criar um line item do Marketplace na aba Orders, suas configurações da aba Marketplace não substituirão as configurações do line item.

Os eCPMs de redes e os eCPMs do Marketplace na plataforma da MoPub têm diferentes funções:

  • Os eCPMs de redes na plataforma da MoPub desempenham duas funções. Em primeiro lugar, eles priorizam redes dentro de uma mesma prioridade com múltiplas demand sources. Em segundo lugar, eles informam o mercado do Marketplace sobre a média de eCPMs de rede. (Esse é o eCPM que mercado deve ultrapassar para servir um anúncio; o eCPM não é um preço mínimo.) Portanto, se seu eCPM para uma determinada rede for $ 0,15 nos últimos sete dias, esse será o eCPM que deve ser refletido na plataforma para que a cascata possa priorizar outros compradores que paguem mais. Aproveitar nosso recurso de auto-CPM assegura que sua waterfall seja otimizada para a source de maior CPM.

  • Os eCPMs do Marketplace desempenham uma só função: eles informam os proponentes do eCPM mínimo para uma determinada unidade de anúncio. Observe que o Marketplace só ganha a impressão quando ultrapassar seu eCPM de rede mais alto; portanto, configurar preços mínimos baixos não significa que você terá CPMs baixos.

Toda comunicação importante sobre sua conta, como otimizações ou notificações de política, é enviada para os e-mails que você tem listados na conta. Algumas dessas comunicações requerem que você execute ações para assegurar que sua atividade de monetização seja compatível com nossos Termos de Serviço e Políticas de Parceiros de Distribuição. Por esses motivos, assegure-se de que os e-mails listados em sua conta MoPub sejam válidos e monitore a caixa de entrada regularmente.

Para mediar a MoPub pelo Google, confira o artigo em nossa documentação: Mediação da MoPub pelo Google.

Last updated October 06, 2020

TWITTER, MOPUB, and the Bird logo are trademarks of Twitter, Inc. or its affiliates. All third party logos and trademarks included are the property of their respective owners.

© 2020 MoPub (a division of Twitter, Inc.)